top of page

MÓDULO 2 - "ESPAÇO VIVIDO"

5 Coleções de Objetos

(Vi)Vida 

A duração do período mais agudo da pandemia de COVID-19, por dois longos anos, acarretou uma profusão de máscaras espalhadas em diversos espaços da casa, num movimento de pertencimento àquele lugar de descanso, respiro e proteção, fator que fez com que se misturassem com os objetos já pertencentes ao ambiente da casa, como as bicicletas mostradas na imagem.

5 Coleções de Objetos

(Des)Aprender 

A minha criação enfatizou o conhecimento e a imaginação. Nessa lógica, meus pais sempre investiram muito em livros para fortalecer o desenvolvimento desses campos, o que resultou na aquisição de uma grande coleção de histórias, contos de fadas, lendas e histórias em quadrinhos que, mesmo passados os períodos da infância e da adolescência, não foram e nem irão embora, fazendo parte tanto da decoração da casa quanto do espaço dos afetos e da memória.

5 Coleções de Objetos

(Passa)Tempo 

Como membro de uma família grande de seis pessoas, os brinquedos e os jogos de tabuleiro sempre fizeram parte da minha vida, o que me proporciona inúmeras memórias. A afetividade é tanta em relação a esses objetos que, até hoje, após tantos anos e sem a presença de dois irmãos que viviam na casa, hoje habitada somente pelos meus pais e meu irmão gêmeo, os jogos ainda estão lá, como resultado de um apego profundo aos momentos que marcaram a família e como um símbolo das lembranças que também poderiam desaparecer, caso eles fossem descartados.

5 Coleções de Objetos

(Sobre)Viver 

O hipotireoidismo tornou-me dependente de remédios para que o meu corpo funcione da forma mais saudável e harmônica possível e, juntamente com outros medicamentos que tratam de diferentes problemas de saúde, passaram a fazer parte da minha rotina, armazenados próximos à minha cama. A ação de toma-los é a primeira e a última tarefa que faço todos os dias. Por isso, acabaram por se misturar a outros objetos e mobiliário da casa, envolvidos em uma rede que mescla ciência, vida, saúde e cotidiano. 

5 Coleções de Objetos

(Des)habitar

Os elementos mostrados nas imagens são objetos acumulados, por cinco anos, de um relacionamento abusivo que me trazem más lembranças. A sequência formada, na qual os objetos desaparecem um a um, retrata o movimento emocional, psicológico e físico que venho realizando, desde 2020 até os dias de hoje, quando terminei o relacionamento e consegui me desvencilhar do peso que as vivências nele me causaram, porém, sem negligenciar as memórias resultantes, num processo de ressignificação que abriu um espaço de acolhimento, força, autoamor e autoconhecimento.

bottom of page